terça-feira, 16 de junho de 2009
Quem será?
"“Uma mulher seca, que nunca conheceu o amor, de passado trágico e futuro marcado pelo desejo de auto-afirmação; uma mulher de mentalidade despótica, adversa à espiritualidade dos valores, crente de que a única dimensão do bem reside na sua utilidade social; uma mulher cuja especialização académica consiste na manipulação de estatísticas, moldando a realidade à medida dos seus interesses; uma mulher que usa o trabalho, não como forma de realização, mas como modo de exaltação do poder próprio, criando, não o respeito, mas o medo em seu redor; uma mulher ensimesmada, arrogante, feia e triste, que ama a solidão e despreza os homens; uma mulher autoritária e severa consigo própria, imune ao princípio da tolerância; uma mulher que ambiciona ser Ministra”. [Miguel Real, A Ministra, Quid Novi - via LER]"
Isto deve ser um livro de boa leitura. Claro que não estou nem de longe a ver em quem se inspirou o autor. Dizem as más línguas que é numa ministra que está em funções, mas não estou a ver. Ignorância a minha.
Mas isto inspirou-me. Ou pelo menos deu-me uma ideia, que partilho com quem se quiser meter na escrita, porque eu não tenho paciência. Um livro intitulado "O Engenheiro". Sobre um gajo que começa a subir na vida fazendo favores, incluindo favores sexuais assim para o abixanados, que depois começa a receber "luvas" por deixar construir centros comerciais, e que consegue, finalmente, chegar a primeiro ministro, onde oferece computadores a criancinhas para esconder a sua corrupção. Bem, isto dito assim parece mais um mafioso napolitano que um honesto e sério político português, mas pronto...
Até dou uma ideia para o final do livro: ele não é reeleito e alguns meses depois é encontrado com a cabeça dentro duma sarjeta, pobre e infeliz. Bah, esqueçam. Finais felizes é nos contos de fadas. Todos sabemos que o mais certo era alguém assim arranjar o seu tacho em Bruxelas e ganhar mais que todos os leitores do blogue juntos. Ainda bem que não conhecemos nenhum politico assim.
Subscrever:
Mensagens (Atom)