Mostrar mensagens com a etiqueta futebol. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta futebol. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 12 de março de 2009

Elevar o nível de vida




"O sucesso do ano passado e o forte empenho das autoridades regionais foram decisivos para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) voltar a realizar a final da Taça da Liga no Estádio Algarve, garantiu hoje Hermínio Loureiro." - O Jogo

É capaz de ser verdade. Não é, com certeza, o único motivo. Deve ser mais para que as pessoas, ao sentarem-se nas cadeiras, limpem o pó com as calças e tirem algumas teias de aranha daquele tão fantástico investimento.

Não é que um bom estádio não faça falta ao Algarve, longe disso. Mas devia ter havido algum cuidado na construção dos estádios do Euro 2004. Quase metade deles são agora utilizados por equipas de escalões inferiores. Isso não é mau: no mundial da Coreia do Sul - Japão foram construídos estádios na Coreia em localidades onde nem há equipas profissionais. Se os portugueses querem ter um nível de vida elevado, deve copiar os bons exemplos que vêm de fora. Começar por pôr bons estádios onde eles não fazem falta é uma forma tão válida de elevar o nosso nível de vida como investir na educação, na saúde, na segurança social.

quarta-feira, 11 de março de 2009

O Sporting podia ter ganho



Ontem se viu que era perfeitamente possível a equipa de Paulo Bento ter dado a volta à eliminatória da liga dos campeões. Muitos cépticos diziam que não era possível ganhar por seis ou mais golos de diferença, mas demonstrou-se o contrário: 7-1. Pena que tenha sido o clube errado.

Mas, pelo menos, ficou de novo demonstrada a incomparável qualidade do futebol português, ou de algumas das suas equipas. Um equipa dita "grande", que festejou a passagem à segunda fase da referida competição europeia como se de um troféu se tratasse, foi cilindrada, sovada, humilhada, por um clube também dito grande de outro país.

Junta-se mais esta façanha sportinguista a:

- Terem sido "a pior equipa de sempre da Champions" no ano em que fizeram um ponto na fase de grupos. Um ponto inteirinho, que festejaram como se fosse uma vitória, pois foi frente ao Real Madrid logo na primeira jornada.

- Conseguirem perder a final da taça Uefa em casa, e depois de terem estado a ganhar por 1-0, foram humilhados por uma equipa sem expressão europeia, o Dínamo de Moscovo, por 1-3.

No entanto, a prestação europeia do Sporting foi, no geral, boa. Passou a primeira fase, algo inédito na equipa. Mas será que um "grande" se devia contentar com isso?